Ó bolinho de chuva é uma receita simples e deliciosa que você pode degustar a qualquer hora do dia e em todo lugar. Afinal, o quitute não deixa a desejar em nada quando é bem feito, então conheça mais sobre essa iguaria popular brasileira.
O que é o bolinho de chuva?
O bolinho de chuva nada mais é do que um dos quitutes mais famosos e tradicionais da culinária do Brasil, além de muito delicioso.
A princípio, o seu consumo é muito comum em datas especiais, como as festas juninas.
Essa receita de bolo de chuva trata-se de porções pequenas de bolas de massa frita que, em geral, envolvem camadas de açúcar e canela.
Ou seja, é simples de preparar e qualquer pessoa pode fazer na sua casa, basta contar com os ingredientes certos.
Uma curiosidade sobre esse bolinho é que ele é capaz de despertar a memória afetiva. Afinal, fez parte da infância muitos brasileiros quando eram crianças, sendo um doce presente em festas, aniversários e épocas juninas.
A receita em si é bem simples de preparar, todavia, há quem goste de adicionar outros itens para deixá-la ainda mais saborosa.
No entanto, isso é algo que vai depender da preferência pessoal de cada um, pois nem todo mundo aprecia os mesmos ingredientes.
Como fazer bolinho de chuva redondo?
Muita gente me pergunta como faz para o bolinho de chuva ficar redondinho. O que dá o formato é a maneira como você coloca ele no óleo quente.
Se a massa está mais firme, com mais farinha você consegue. Assim, usando duas colheres, empurre um montinho para dentro do óleo que acaba ficando bem redondinho.
Se a massa estiver mais mole, por outro lado, quando você “pingá-la” no óleo, formará alguns “fios” que ficarão presos à colher e ele fica meio disforme.
Os meus ficam no meio-termo. Já que, não gosto de colocar muita farinha, gosto dele mais macio, então, ficam umas “perninhas”, o que eu particularmente gosto, acho lúdico encontrar formatos de bichinhos. Mas, chega de papo furado e bora aprender a receita:
- 1 ovo;
- 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó (fermento comum de bolo).
É só misturar tudo até formar uma massinha e com o auxílio de 2 colheres ir pingando no óleo quente.
Depois é só retirar do óleo e polvilhar açúcar com canela (ou só açúcar se preferir). Se vc quiser ver como faço os meus bolinhos é só apertar o play.
Quais são as variações do bolinho de chuva?
A partir do bolinho de chuva há muitas outras variações que são igualmente saborosas, como o sonho.
Em síntese, esse quitute tem uma textura mais leve, bem como fofa, que vem com recheio de creme de leite, geleia, entre outros.
Também é possível adicionar outros itens culinários a sua receita, por exemplo, o açúcar mascavo, coco ralado, cardamomo e mais especiarias.
Além disso, você pode misturar a massa que irá fritar com ingredientes como:
- pedaços de maçã;
- cacau em pó;
- purê de abóbora;
- raspas de limão;
- aveia.
Isso tudo dará um sabor especial para a sua receita de bolinho frito e que pode deixar o seu paladar bem aguçado. No entanto, é importante frisar que tudo vai depender do seu gosto pessoal.
Como servir esse bolinho?
Você pode servir o bolinho com vários acompanhamentos, como um simples chá ou café, bem como sucos de sua preferência.
Além disso, adicionar frutas frescas é uma boa forma de degustar o seu quitute.