UM Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) registrou recorde de escolas e municípios inscritos na edição de 2025. O número é o maior desde que a competição foi criada, em 2005.
Segundo o Governo Federal, a OBMEP, que chega a sua 20ª ediçãoserá realizada em 57.222 escolas de 5.566 municípios neste ano. O número representa 99,93% das cidades do Brasil. São 18,6 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas.
As provas são divididas em duas fases. A primeira será em 3 de junho. Já a segunda, em 25 de outubro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 22 de dezembro.
A OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze. Também serão entregues 51 mil certificados de menção honrosa.
Aqueles que forem premiados com medalhas nacionais de ouro, prata ou bronze garantem vaga no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de R$ 300 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para alunos de escolas públicas.
Nos estados, a competição vai premiar os melhores desempenhos estaduais, com a entrega de pelo menos 20,5 mil medalhas. A premiação estadual, ao contrário da nacional, não dá acesso ao PIC.
Não gosta de matemática? Veja truques que podem ajudar nas provas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Olimpíada Brasileira de Matemática bate recorde de escolas inscritas no site CNN Brasil.