Capivaras foram remanejadas para o Parque Natural Municipal do Pombo
As capivaras que moram na Lagoa Maior passaram por ação de manejo nesta sexta-feira (18), em Três Lagoas. O objetivo é controlar a população dos animais por conta do espaço limitado do local.
“Hoje cerca de 150 capivaras habitam a Lagoa Maior, por isso 44 animais já foram remanejados e outras 40 irão em uma próxima ação que acontecerá em breve, mantendo o controle populacional da espécie no ambiente urbano”, afirmou José Mauro De Grandi Junior, secretário da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio).
A Semea realiza o manejo das capivaras conforme o monitoramento da população. Não existe uma periodicidade fixa, mas a ação é desencadeada quando constatada uma quantidade de capivaras acima do ideal, principalmente pela escassez de alimento.
Nesses casos, as capivaras são remanejadas para o Parque Natural Municipal do Pombo, um espaço adequado para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Transporte das capivaras
O transporte das capivaras é realizado de forma que não cause estresse nos animais. Antes do manejo, a pasta prepara um brete na Circular da Lagoa Maior, onde as capivaras são alimentadas diariamente.
Essa estratégia as ajuda a associar o local como seguro. No dia do manejo, as capivaras são guiadas para dentro do brete e, com o uso de uma rampa, são direcionadas para um caminhão, sem a necessidade de sedação. O clima ameno do dia também contribuiu para o conforto dos animais durante o processo.
Além do manejo populacional, a Semea realiza anualmente um monitoramento dos carrapatos na Lagoa Maior. Até o momento, não foi detectada a presença do carrapato-estrela, que é transmissor da febre maculosa.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.