A Praça da Liberdade, em Bonito, ficou repleta de pessoas na abertura da oitava edição da Feira Literária de Bonito (FLIB). O evento começou com um cortejo pela rua Pilad de Rebuá, finalizando na praça, onde apresentações de ballet e música animaram o público.
Durante a cerimônia de abertura, foram premiados os vencedores do 2º Concurso de Redação da FLIB 2024. Alunos da rede municipal de ensino participaram, com o objetivo de incentivar a criatividade literária. Na categoria Prosa, os vencedores foram Thiago Emanuel dos Santos, Giselli Martins Almeida e Ana Goulart, todos da Escola Municipal Rural Professor Francisco Aniso Corrêa Ferreira.
A professora Mariane Morais Rigotti, orientadora dos vencedores, destacou a importância de trabalhar textos de Graciliano Ramos e como isso inspirou os alunos. “Os textos deles refletem suas histórias familiares. Giselli, por exemplo, escreveu sobre seu avô, um nordestino que encontrou em Bonito um novo começo”, disse.
Na categoria Poesia, os ganhadores foram Jhonfrank Emanuel Lopez Luna, Izabel Beraldo e Helenice Vitória de Carvalho. A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliana Maria Rafael Fregatto, enfatizou o valor cultural do concurso, que resgata memórias afetivas em um mundo digital.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades. O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes Pinto, elogiou a organização do evento e o apoio do poder público. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou os benefícios do evento para a economia local e o ecoturismo.
Lelo Marchi, diretor de Cultura de Bonito, afirmou que a FLIB é uma oportunidade única para os moradores. Representando o deputado federal Vander Loubet, o vereador Professor PH relembrou a primeira edição da feira em 2015 e sua evolução até a atual edição.
A noite foi encerrada com shows musicais de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, e Guga Borba. A programação da FLIB, que vai até 6 de julho, inclui oficinas, contação de histórias e palestras, com destaque para atividades voltadas para mais de 600 crianças.
A Feira Literária de Bonito é aberta ao público e gratuita, realizada pelo Instituto Ímole, com organização da Bolt Realizações e patrocínio do Governo Federal e Ministério da Cultura. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever pelo link https://bit.ly/OficinasFlib2024e a programação completa está disponível em https://flibonito.com/programacao/. Mais informações sobre a FLIB no Instagram: www.instagram.com/flibonito.