Com a repactuação do contrato da CCR MSVia, o Governo do Estado afirma estar cobrando para que as obras de duplicação e demais investimentos na BR-163, saiam do papel o mais rápido possível.
O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu manter o contrato com a CCR MSVia, que administra a BR-163 em Mato Grosso do Sul, e a concessionária terá de investir R$ 9,3 bilhões e antecipar as obras em cinco anos.
Em entrevista nesta terça-feira (19), o governador Eduardo Riedel disse que é necessário “o início das obras o mais rápido possível para equacionar a situação da CCR”. E que têm revisado o contrato para que a tarifa esteja dentro do pactuado e que as obras sejam realizadas.
“Do ponto de vista do Estado, estamos cobrando que haja soluções rápidas e um projeto viável. Estamos em tratativas com ministério e a própria CCR para ver como a gente pode interferir positivamente”.
10 anos de concessão
Em 10 anos de concessão, completos em 2024, a CCR MSVia duplicou apenas 150 km quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul e investiu R$ 2,1 bilhões no trecho dos 845,4 km. O valor a ser investido pela empresa é 4 vezes maior do que todos os investimentos feitos nos 10 anos da concessão.
A baixa duplicação foi o fator que impulsionou os pedidos de relicitação da principal rodovia de Mato Grosso do Sul, devido à baixa execução contratual. Até que na quarta-feira (13), ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiram pela repactuação do contrato com a CCR MSVia.