Após o temporal que atingiu Campo Grande, na última quarta-feira (16), a prefeitura, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) realiza um mutirão para limpeza de bocas de lobo, na capital. Até está sexta-feira (18), foram mais de 3 mil pontos de retirada de resíduos, como terra, garrafas pet e de vidro, plástico e folhas de árvores.
Durante os dias de mutirão, seis equipes realizam a limpeza. A ação inclui também manutenção e reparo nas bocas de lobo, assim como nos PVs (poços de visita), mais conhecidos como bueiro.
Em média, 10 mil bocas de lobo são limpas por mês, em Campo Grande. O cronograma de limpeza é elaborado com base nas solicitações recebidas pelo telefone 156, pela plataforma Faca CG ou diretamente pelos servidores da Sisep.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, é importante que a população não jogue lixo nas ruas, para não prejudicar o sistema de captação de águas das chuvas.
“Com a estiagem e os ventos muitas folhas de árvores acabam indo para as bocas de lobo junto com outros tipos de materiais, como plásticos e garrafas pet. Isso acaba provocando o entupimento das bocas de lobo, colapsando o sistema de captação da água da chuva”, explica.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.