A poucas horas do fim do prazo para a entrega da IRPF (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física) de 2024, ano-base 2023, 40 mil ainda não enviaram a declaração.
O prazo encerra às 22h59 desta sexta-feira (31), em Mato Grosso do Sul.
O documento que for entregue após o horário final constará como “fora do prazo” e o contribuinte pagará multa mínima de R$ 165,74, caso tenha imposto a restituir, e máxima de 20% sobre o imposto a pagar.
Segundo informações da Receita Federal, até as 10 horas desta sexta-feira (21), foram enviadas 580 mil declarações, o que corresponde a 93% do volume esperado dentro do prazo, de 623 mil.
Os mais de 40 mil contribuintes têm, na prática, mais 14 horas pela frente para prestar contas. De 4 da manhã às 10 horas de hoje, o sistema da Receita Federal registrou a transmissão de 19 mil declarações.
De acordo como delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, entre 9 horas e 10 horas, por exemplo, foram entregues mais de 4.200 documentos. “Caso essa média seja mantida em boa parte do dia, a expectativa da Receita Federal deverá ser alcançada em Mato Grosso do Sul.”
O dirigente reforça orientação para que os contribuintes evitem enviar a declaração nos últimos minutos.
“Ressaltamos que o sistema tem capacidade superior ao volume esperando durante todo o processo, mas pode haver contratempos adicionais, como internet lenta ou indisponível, ou mesmo falta de energia, situações que fogem do nosso controle”, acrescenta o delegado.