Em setembro, Mato Grosso do Sul atingiu vários recordes de calor. Mas, levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que o Estado teve temperatura de até 7°C acima da média.
O dado chama a atenção, visto que em situações de onda de calor, a temperatura chega entre 3°C e 5°C acima da média. No dia 25 de setembro, o município de Água Clara registrou máxima de 43,1°C, se igualando a máxima do país, registrada em Cuiabá (43,2°C).
Apesar das duas ondas de calor em setembro e os recordes registrados em 2024, Mato Grosso do Sul ainda mantém as temperaturas extremas de 2020, como as maiores já vistas até agora.
Como em Paranaíba, por exemplo, que registrou 42,2°C dia 26 de setembro de 2024, mas o recorde histórico é 42,8°C.
Recorde de calor em 18 cidades
Em setembro, 18 municípios de Mato Grosso do Sul registraram a maior temperatura do ano. O levantamento do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), mostra as seguintes máximas de setembro:
Para tentar entender o que está acontecendo com o clima e para onde caminhamos, o Jornal Midiamax elaborou uma série de reportagens sobre o tema. Confira as reportagens publicadas: 1 ano das ondas de calor, ecoansiedade, calor e desigualdades sociais, impactos do calor na saúde e o que esperar do futuro.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀