Com sombra para fugir do sol, cadeiras e espaço reservado para triagem, o calendário de exames na campanha de Outubro Rosa estacionou a Carreta do Hospital do Amor no Terminal Rodoviário Antônio Mendes Canale, em Campo Grande, com conforto para mulheres na busca do cuidado e prevenção ao câncer de mama.
Serão dois dias de atendimento no estacionamento da rodoviária, com 100 exames gratuitos, por ordem de chegada. São cerca de 50 exames de Mamografia e 50 de Papanicolau por dia. Para todos os exames, será necessária a apresentação de documentos como RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Do bairro Tiradentes, a aposentada Francisca Coelho, de 72 anos, elogiou o espaço de espera e triagem. Ela conta que faz os exames regularmente ao ano, pois a irmã já foi diagnostica com câncer linfático.
“Foi muito difícil para a família. Então, faço exames anualmente. Não sei quais os exames disponíveis, mas quero fazer todos. Achei aqui um lugar seguro, protegido do sol e mais tranquilo para aguardar”.
A opinião também é semelhante de Carmem Rodrigues, de 63 anos. Ela ressalta que o serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) favorece os exames gratuitos. Apesar do local não ser próximo de casa, ela compareceu à carreta após ver a chamada do jornal.
“Moro no bairro Tijuca e não sei quando esse tipo de atendimento vai para meu bairro, então, me organizei e vim. Vim fazer o exame de mamografia, pois já fiz o Papanicolau. Esse tipo de serviço é muito bom para nós, temos que nos proteger para ter um futuro tranquilo”.
Cuide-se
Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada, no período das 8 às 16 horas. Os resultados ficarão prontos em aproximadamente 40 dias e serão enviados pelos Correios ao endereço cadastrado.