Ela é a primeira sul-coreana a ser laureada com o Prêmio Nobel de Literatura
Helder Carvalho –
Han Kang, escritora sul-coreana, com best-seller no Brasil, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2024. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), pela Academia Sueca, em Estocolmo.
Segundo a academia, o prêmio foi concedido “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. Ela é a primeira autora sul-coreana a ser laureada com o Nobel de Literatura.
Han Kang nasceu em 1970, na cidade sul-coreana de Gwangju, e vem de uma formação literária. Seu pai é o renomado romancista Han Seung-won. Junto à sua escrita, ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete em toda a sua produção literária.
Segundo o G1, a autora começou sua carreira em 1993, com uma série de poemas na revista “Literatura e Sociedade”. Em 1995, ela estreou na prosa, com a coleção de contos “Amor de Yeosu”.
Seu maior destaque internacional veio com o livro “A Vegetariana”, de 2007. Escrito em três partes, o livro retrata as consequências violentas quando a protagonista se recusa a se submeter às normas de ingestão alimentar.
Em nota, a academia afirmou que “O trabalho de Han Kang é caracterizado por essa dupla exposição da dor, uma correspondência entre tormento mental e físico com estreitas conexões com o pensamento oriental”.
Durante o anúncio, o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, disse que conseguiu falar com Kang ao telefone. “Ela estava tendo um dia comum, ao que parece – acabou de jantar com o filho. Ela não estava realmente preparada para isso, mas começamos a discutir os preparativos para dezembro (quando a autora receberá o prêmio)”.
Os últimos 10 vencedores do Prêmio Nobel de Literatura
- 2023: Jon Fosse (Noruega)
- 2022: Annie Ernaux (francesa)
- 2021: Abdulrazak Gurnah (Tanzânia)
- 2020: Louise Glück (Estados Unidos)
- 2019: Peter Handke (Áustria)
- 2018: Olga Tokarczuk (Polônia)
- 2017: Kazuo Ishiguro (Reino Unido)
- 2016: Bob Dylan (Estados Unidos)
- 2015: Svetlana Alexievich (Bielorrússia)
- 2014: Patrick Modiano (França)
Assim como foi feito em 2023, os vencedores dos Prêmios Nobel deste ano receberão 11 milhões de coroas suecas. Até três laureados podem receber o prêmio, informou a Fundação Nobel, que administra a premiação.
*Com G1
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!