Em 60 minutos, o campo-grandense soube o resultado do segundo turno das eleições municipais em 2024. A apuração foi uma das mais rápidas da história eleitoral de Campo Grande e revelou a primeira mulher eleita à prefeitura: Adriane Lopes, reeleita com 51,4% dos votos.
Presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, disse ao fim da apuração que o sistema eletrônico de eleição possibilita a rapidez na contagem dos votos. “Foi rápida. Eu não posso dizer que foi a mais rápida, mas sem dúvida, que o sistema eletrônico permite isso”.
Para o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), o segundo turno correu de maneira tranquila, sem nenhuma ocorrência grave e sem problemas com as urnas além do esperado. Foram quatro ocorrências, em uma delas onde uma diretora de escola chegou a ser detida. Além de três urnas eletrônicas substituídas.
Abstenções bateram recorde
A abstenção de eleitores nas eleições municipais de 2024 bateu recorde. No segundo turno das eleições de Campo Grande, mais de 180 mil eleitores deixaram de exercer o direito de votar, o que significa que 28% dos eleitores não votaram.
O desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente do TRE-MS, disse que a responsabilidade da abstenção é do eleitor e que a justiça eleitoral não tem nenhuma responsabilidade em relação a isso. “Aqueles eleitores que se sentiram obrigados ou, enfim, desejosos de comparecer, assim o fizeram, aqueles que não fizeram assumem a responsabilidade daqueles que votaram”.
🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul
Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).
⚠️ Flagrou alguma irregularidade durante as eleições? Clique aqui e fale com nossos jornalistas