A Cidade Dom Bosco, com apoio do governo do Estado, por meio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), vai oferecer, a partir de 2025, oficinas de informática e tecnologia.
As aulas de informática e tecnologia serão voltadas para adolescentes e jovens de Corumbá, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Com a iniciativa, a intenção é estimular o protagonismo social, qualidade de vida e possibilidade de futura inserção no mercado de trabalho a esses adolescentes e jovens.
Atualmente, a Cidade Dom Bosco já tem outras iniciativas, como o curso Mundo do Trabalho e Adolescente Aprendiz, que capacitam os atendidos para o mercado profissional.
As oficinas serão ministradas duas vezes por semana, nos períodos matutino e vespertino, sempre no contraturno escolar. As aulas vão acontecer na própria instituição.
O projeto será implementado graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Duarte, que destinou R$ 180 mil para a realização das oficinas. “A tecnologia está em todo lugar e é imprescindível que nossos adolescentes e jovens tenham acesso às inovações proporcionadas pela inclusão digital. É com muita gratidão que apoio a iniciativa da Cidade Dom Bosco por meio da liberação de recursos de emendas parlamentares. Certamente o projeto será vitorioso”, afirmou o deputado.
Coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar explica que a intenção é capacitar ainda mais os atendidos. “Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e em busca de profissionais qualificados. A inserção desses jovens no mercado é fundamental para que as famílias tenham mais qualidade de vida. Por isso, temos buscado implantar cursos e oficinas que capacitem e contribuam diretamente para a formação dos futuros profissionais corumbaenses”, explicou.
Informações sobre as oficinas e período de inscrição serão divulgadas no primeiro semestre de 2025.