Mato Grosso do Sul registrou 8,4 mil casos da doença nas últimas semanas
Mato Grosso do Sul está com alta nos casos de dengue, dados do Ministério da Saúde Dados apontam que o estado registrou 8,4 mil casos da doença nas últimas semanas. Saiba maneiras de prevenir a dengue e precauções contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A limpeza é outra aliada no combate a dengue. Mantendo o ambiente limpo se evita água parada nos locais, como as calhas. Para os objetos com tampa como tonéis e caixas d’água é importante mantê-las bem fechadas.
Piscinas são um ponto de atenção e devem ser tratadas. Outras formas de precauções envolvem o uso de repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo. E a instalação de telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
Campo Grande
Campo Grande registrou em média nove casos de dengue por dia em 2025. A capital oferece a vacina contra a doença para pessoas de 10 a 14 anos. São duas doses com intervalo de três meses.
A capital também conta com o serviço de fumacê que passa pelos bairros da cidade pulverizando o veneno para combater a infestação do mosquito.
Dengue
A dengue uma infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas estão febres, dor no corpo e articulações, diarreia, náuseas e vômito.
Os sintomas geralmente surgem entre quatro e dez dias após a picada do mosquito infectado e podem variar de leves a graves.
Entre os sintomas mais graves da doença estão: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa (nariz, gengiva) e dificuldade respiratória.