Ponta Porã, cidade a 298 km de Campo Grande, registrou pancadas de chuva pelo segundo dia consecutivo, neste domingo (15). Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade é uma das 47 que estão sob alerta de perigo para tempestade neste fim de semana.
O município já havia registrado pancadas de chuva no sábado (14), com um acumulado de 4 milímetros, conforme a notificação do CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima). A volta da chuva, mesmo fraca, animou os moradores que ansiavam por dias menos quentes e melhores condições do ar.
Segundo o Inmet, a mínima prevista para a cidade é de 18 °C com máxima de 24 °C. Durante a manhã, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A condição prossegue ao longo do dia. A umidade relativa do ar aumenta consideravelmente, chegando a 70%.
Previsão para Mato Grosso do Sul
Conforme o Cemtec, no domingo a chance de chuva aumenta devido ao aumento do fluxo de umidade. Com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva na metade sul do Mato Grosso do Sul, os índices de umidade relativa do ar apresentam uma melhora, com valores acima de 40-50%.
Também pode haver a ocorrência de chuvas escuras ou pretas pode ser atribuída à elevada concentração de material particulado (poeira e fuligem dos incêndios), como poeira e fuligem provenientes de incêndios florestais, presentes na atmosfera.
Esse material é associado ao grande número de incêndios, especialmente na região Amazônica, e
também a períodos prolongados sem chuva em diversas partes do país. A chuva, que se forma acima da camada de fumaça, coleta essas partículas durante sua queda, resultando na chuva preta. Recomenda-se que, caso essa condição se confirme, a população evite o contato com essa água escura.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.