Em 2025, os estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande retornarão à escola em 10 de fevereiro. Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), divulgou o calendário escolar para o próximo ano em publicação no Diogrande (Diário Oficial).
Conforme a resolução, o ano escolar começará em 2 de janeiro, com o mês sendo dedicado à matrícula e à organização das turmas, até 31 de janeiro de 2025. A jornada pedagógica dos professores terá início em 3 de fevereiro e se estenderá até o dia 7 do mesmo mês, marcando o início do ano letivo em 15 de fevereiro.
O calendário estabelece um total de 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres, com férias para professores e alunos de 17 a 31 de julho. Além disso, o período de exames finais está programado para 15, 16 e 17 de dezembro, encerrando o ano escolar em 19 de dezembro. Nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), o término do ano letivo está previsto para 16 de dezembro de 2024.
Os 200 dias letivos serão divididos em quatro bimestres conforme o seguinte cronograma:
- 1º bimestre: de 10 de fevereiro a 30 de abril;
- 2º bimestre: de 2 de maio a 16 de julho;
- 3º bimestre: de 1º de agosto a 30 de setembro;
- 4º bimestre: de 1º de outubro a 16 de dezembro.
Cronograma
Conforme a resolução, tanto o calendário das Escolas Municipais de Educação Infantil quanto o das escolas que oferecem o ensino fundamental deverão destinar os dias 26 de março, 26 de maio, 2 de setembro e 19 de novembro, para a realização de formação continuada;
As escolas do campo podem ajustar seus calendários de acordo com as necessidades locais, como ciclo agrícola e condições climáticas da região, desde que tenha a aprovação da Secretaria.
Em 2025, o calendário prevê a realização de ANP, atividades não presenciais que consistem no conjunto de atividades escolares propostas no Referencial Curricular da REME e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das instituições de ensino, com o objetivo de integralizar a carga horária prevista desenvolvidas fora do ambiente escolar.
Porém, para haver atividade não presencial as escolas devem seguir as seguintes
orientações: o professor será responsável pelo planejamento, elaboração e correção das atividades
não presenciais; a equipe pedagógica deverá acompanhar a efetivação das ANPs, além de possibilitar a efetivação dos direitos de aprendizagem, expressos no desenvolvimento de competências e respectivas habilidades, previstos na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), nos currículos e nos projetos políticos-pedagógicos das instituições de ensino.
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