O município de Coronel Sapucaia celebra 38 anos de emancipação política nesta sexta-feira (15). A cidade possui 14.229 mil habitantes, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Coronel Sapucaia conquistou a emancipação político-administrativa em 24 de maio de 1985, data em que foi implantada no distrito a subprefeitura. O movimento pela emancipação do distrito resultou na elaboração de um projeto de lei que instituía o Município de Coronel Sapucaia. A Lei 632/85, foi publicada em 31 de dezembro deste mesmo ano.
A Lei Municipal 987, de 2009 instituía a data de 24 de maio para comemoração de emancipação do município. Anos depois, em 2021, a Lei 1401, estabeleceu que a data oficial de aniversário de Coronel Sapucaia é o dia 15 de dezembro.
Segundo o site da prefeitura, o município foi um dos distritos do “Patrimônio da União”, de Ponta Porã, com o nome “Nhu-Verá”, de origem Guarani e significado de “Campo que Brilha”. A escolha singular do nome, é devido aos campos que brilhavam ao reflexo do sol, vistos pelos paraguaios que iam para a região. A história da cidade tem seus registros datados em 1889, com a autorização da Companhia Mate Laranjeira de exploração da erva-mate.
A região foi reconhecida como Distrito de Paz Nhu-Verá, quando a Comarca de Nioaque distinguiu pontos políticos. Nesta época, os primeiros moradores chegaram ao distrito. Em dezembro de 1938, foi expedida uma certidão que criou o Patrimônio da povoação Nhu-Verá, e denominou como “Distrito de Paz de Antônio João”. Dez anos depois, o Distrito passou a fazer parte da Comarca de Ponta Porã, e em 1968, com a nominação de Coronel Sapucaia, fez parte da Comarca de Amambai.