No sábado (30), Sidrolândia se tornará palco de uma experiência cultural única com a chegada do Projeto Vizinhança na Praça, uma iniciativa do TransCine – Cinema em Trânsito. É a sessão de cinema a céu aberto que será realizada no Parque Leonel Brizola, que fica nos altos da rua João Marcio Terra, s/n, no Bairro Jandaia. A ação promete encantar pessoas de todas as idades com uma programação especial de filmes produzidos por artistas sul-mato-grossenses.
Ao todo, serão quatro filmes exibidos, entre eles: As Aventuras de Akins, de Ulísver Silva (ficção); Sociedade da Transparência (experimental), de Lua Maia; Flores de Bálsamo (documentário), de Lucas Miyahira, Karen Freitas e Henrique Arakaki e As Marias (documentário), de Dannon Lacerda.
Para tornar a experiência ainda mais imersiva no universo da sétima arte, haverá pipoca gratuita para todos os presentes, e o evento conta ainda com um intérprete de Libras, reforçando o caráter inclusivo e acessível do projeto.
Para Cátia Santos, uma das idealizadoras do projeto, o cinema itinerante tem conquistado o coração das comunidades por onde passa. “Tem sido emocionante perceber o interesse da população, independentemente da idade. Muitas pessoas chegam tímidas, mas, ao longo da sessão, o riso ou o olhar vidrado na tela mostram como o cinema se conecta e encanta.”
Já para Mariana Sena, produtora cultural e também idealizadora, a itinerância tem sido um desafio e um aprendizado. “É a primeira vez que a TransCine coloca o pé na estrada com exibições contínuas pelo interior de MS e a gente tem aprendido muito, especialmente sobre as sutilezas e as necessidades culturais do público de cada cidade. Algo que, sem dúvida, contribui para nossas próximas ações”.
Cinema Itinerante
O Vizinhança na Praça busca democratizar o acesso ao cinema, promovendo cultura e lazer em espaços públicos e gratuitos. A iniciativa também valoriza o contato com a comunidade local, promovendo noites de celebração da arte e da convivência. Outro ponto alto do projeto é a exibição de filmes feitos, exclusivamente, por artistas do Estado.
“Abrimos uma chamada pública para seleção de filmes e, por meio de uma curadoria, selecionamos 28 filmes. Ter essa quantidade de filmes exibidos na tela da TransCine indica que há uma produção audiovisual no Estado e reforça o quanto é importante que essas obras cheguem ao público e que o meio seja fomentado por políticas públicas de produção”, argumenta o jornalista e proponente do projeto, Lucas Arruda.
O Vizinhança na Praça é financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal, e conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Acompanhe a programação do projeto pelo Instagram (@transcinecg).
Serviço:
TransCine – Vizinhança na Praça
Data: Sábado – 30 de novembro
Horário: às 19h
Local: Parque Leonel Brizola, rua João Marcio Terra, s/n, no Bairro Jandaia, Sidrolândia
Classificação Livre e entrada gratuita