A cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, pode ter cortes de energia por cinco dias, a partir deste domingo (22) até a próxima sexta-feira (27). A previsão é que os cortes ocorram entre as 19h às 4h.
A concessionária Energisa afirma que foi surpreendida pelo anúncio de um desligamento emergencial, que será feito pela companhia Eletronorte para manutenção de transformadores.
Por meio de uma carta ao município, a concessionária de energia afirmou que foi informada do desligamento na última segunda-feira (16).
Segundo a carta, o serviço de transmissão leva a energia gerada no país até empresas que a distribuem para casas, empresas e indústrias. Os sistemas são independentes, mas acabam impactados quando um deles falha.
Por isso, a concessionária se manifestou contra a manutenção anunciada pela Eletronorte, que pode reduzir em 25% a capacidade de transmissão de energia para a cidade.
No documento, a Energisa afirma que solicitou à Eletronorte que trabalhe com 20% do sistema, que seria suficiente para substituir a falta do transformador que passará por manutenção.
Porém, a companhia elétrica teria “negado o pedido, mantendo os impactos de corte de energia, que serão solicitados pelo ONS em certos horários durante o período de manutenção”.
Em tentativa de diminuir os dados, a concessionária de energia afirmou que deve instalar uma subestação móvel na cidade e realizar manobras para minimizar os impactos e evitar desligamentos em serviços essenciais como saúde e abastecimento de água.
A concessionária notificou, segundo consta na carta, a companhia de energia e o ONS (Operador Nacional do Sistema), além da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ministério de Minas e Energia.
Confira abaixo a carta enviada pela Energisa:
Reunião com prefeito
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, convocou uma reunião com lideranças da sociedade na manhã deste sábado (21), para debater o assunto da possível falta de energia na cidade. A reunião ocorre no gabinete do prefeito, desde às 8h.
O outro lado
O Primeira Página tenta contato com a empresa de energia Eletronorte.
Canais de atendimento
Três canais de atendimento foram disponibilizados para que a população possa falar com a concessionária no período de corte de energia; são eles: