Quantas vezes assistimos, em silêncio, ao sofrimento de alguém — sem uma atitude concreta? Essa é a inquietação que atravessa “Com os bolsos cheios de pão”, premiado espetáculo do Grupo Cisco, de São Paulo (SP) que estará em cartaz em Campo Grande, no sábado (10) e domingo (11), às 20h, na Estação Cultural Teatro do Mundo, na Rua Barão de Melgaço, 177 – centro. O espetáculo faz parte da programação do projeto de circulação de teatro “Escambo: Rede Parente” e os ingressos podem ser reservados pelo Whatsapp (67) 98129-7263.
Com direção de Vinícius Torres Machado, a peça aposta no humor para realçar o absurdo de uma sociedade onde se fala muito e se age pouco. “Nossa montagem potencializa o esvaziamento dos processos de comunicação no espaço público, o diálogo que se distorce em disputas personalistas, em devaneio retórico, sem compromisso com os fatos. O riso escancara o ridículo das situações”, pontua o ator Edgar Castro, que ao lado de Donizeti Mazonas, dá vida às personagens.
Em um cenário minimalista, no palco é a interpretação dos atores que sustenta o peso da narrativa e o embate filosófico entre as personagens — o Homem de Bengala (Edgar Castro) e o Homem de Chapéu (Donizeti Mazonas) — presos em suas certezas, incapazes de um gesto concreto de compaixão que é salvar um cachorro que se encontra no fundo de um poço.
“O texto escrito por Matei Visniec nasceu de uma experiência real vivida por ele em 1980. A imagem do cachorro no fundo de um poço virou metáfora da paralisia humana diante do sofrimento em tempos de repressão. Hoje, em meio às redes sociais, notícias falsas e a polarização política, percebemos o quanto ainda falamos demais e agimos de menos. O encontro real, a escuta e a ação parecem mais distantes do que nunca”, argumenta Donizeti.
Além da peça, a Cia Cisco realiza duas atividades formativas no domingo (11), também na Estação Cultural Teatro do Mundo. A primeira é a oficina “A escuta do corpo”, das 9h às 13h, com foco na ativação do estado cênico a partir da relação corpo-espaço. E, no fim da tarde, a mesa pública “O trabalho do intérprete teatral como ofício”, das 17h às 19h, com reflexões sobre a formação do ator e o compromisso com a cena contemporânea.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram (@projetoescamboredeparente).
Circulação Nacional – Com financiamento do MinC – Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz , e apoio Grupo Fulano di Tal, o projeto Escambo: Rede Parente é uma iniciativa de circulação artística por quatro estados brasileiros, envolvendo quatro coletivos de Teatro.
Após passar por Manaus (AM) e Belém (PA), o projeto chega a Campo Grande e encerra, em junho, na cidade de São Paulo (SP). Além da Cia Cisco, a programação, na capital, continua nos dias 17 e 18 de maio, com o espetáculo “HUMA/”, de F.Rider, e Ly Skant e Koya (Manaus/AM), e nos dias 24 e 25, com “MOMO – Um ato poético para testemunhas”, do Grupo Usina (Belém/PA).
Com os bolsos cheios de pão, conta com texto de Matei Visniec e tradução de Fábio Fonseca de Melo. A direção é assinada por Vinícius Torres Machado, com assistência de Rafael Costa. No elenco, estão os atores Edgar Castro e Donizeti Mazonas. A trilha sonora é de Pedro Canales, enquanto cenário e figurinos são criados por Eliseu Weide. A iluminação é assinada por Wagner Antonio.
Projeto Escambo Parente – Campo Grande (MS) – MAIO
Programação:
➔ Cia Cisco – São Paulo (SP)
Local:Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro
Espetáculo: Com os Bolsos Cheios de Pão
10 e 11/05 (sábado e domingo, às 20h)
Escritório: A Escuta do Corpo
11/05 (domingo, 9h às 13h)
Mesa Pública: O Trabalho do Intérprete Teatral como Ofício
11/05 (domingo, 17h às 19h)
➔ Francisco Rider e Ly Scantbelruy – Manaus (AM)
Espetáculo: HUMA/
Ponto de encontro: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro
17 e 18/05 (sábado e domingo, às 16h)
Mesa Pública: Corpocidade / Dinâmicas em Via Dupla (após a apresentação)
Estação Cultural Teatro do Mundo
17/05 (sábado às 17h)
Escritório: Corpo Cidade Performance: Como a Pessoa-Cidadã se Relaciona com sua Cidade?
Espaço Fulano Di Tal
18/05 (domingo, 9h às 12h)
➔ Grupo Usina – Belém do Pará (PA)
Local:Espaço Fulano di Tal – Rua Rui Barbosa, 3099 – Centro
Espetáculo: MOMO
24 e 25/05 (sábado e domingo, às 20h)
Escritório: A Carne da Palavra
Espaço Fulano di Tal
24/05 (sábado, 9h às 12h)
Mesa Pública: Pachiculimba, uma Encenação Contra-Hegemônica
Espaço Fulano di Tal
25/05 (domingo, 10h às 12h)