Aviso publicado pelo Inmet segue em 37 cidades de Mato Grosso do Sul
Aline Machado –
Enfim chegou o Natal, mas quem pretende sair para celebrar, nesta quarta-feira (25), precisa ficar atento. Em Mato Grosso do Sul, a festividade será comemorada sob alerta de chuvas intensas em 37 cidades. O aviso meteorológico foi publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Conforme o alerta, há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) ou até 100 mm/dia. Além disso, há previsão de ventos intensos entre 60 e 100 km/hora (quilômetros por horas).
A condição climática também aumenta as chances de alagamentos, cortes de energia elétrica, descargas elétricas, além de quedas de árvores e galhos.
Campo Grande também está na relação divulgada pelo Inmet. A lista completa das cidades com alerta de tempestade você encontra AQUI.
Previsão para o Natal
Ainda conforme a previsão, em Campo Grande o dia amanheceu com chuva e a previsão é de que continue chovendo ao longo do dia. Na Capital, a mínima prevista é de 22°C e máxima de 28°C.
Em Dourados, na região sul do Estado, há previsão de pancadas de chuvas isoladas, com trovoadas em todos os períodos do dia. A temperatura fica mais amena. Os termômetros variam entre 21°C e 27°C.
No Norte do Estado, em Coxim, também há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e trovoadas ao longo do dia. A temperatura fica entre 23°C e 31°C.
Em Paranaíba, no leste de Mato Grosso do Sul, os termômetros registram mínima de 23°C e máxima de 32°C. A previsão também mostra pancadas de chuvas isoladas e trovoadas ao longo do dia. O mesmo ocorre em Três Lagoas, na região leste do Estado. Por lá a mínima também é de 23°C e a máxima de 32°C, além do chuvoso.
Na região oeste do Estado, em Miranda, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 30°C e são esperadas pancadas de chuvas isoladas em todos os períodos do dia.
O que fazer em casos de chuvas intensas?
Em casos de chuvas intensas, as orientações são para que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.
Também há indicação para evitar o uso de aparelhos elétricos. Quadro de energia elétrico deve ser desligado onde as chuvas e os ventos forem mais fortes.
Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no 199, ou para equipe do Corpo de Bombeiros no 193.