InícioCidadesChuvas intensas colocam MS em alerta de tempestades, avisa Inmet

Chuvas intensas colocam MS em alerta de tempestades, avisa Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul a partir das 10h deste domingo (27). O estado deve enfrentar tempestades que podem causar chuvas intensas, ventos fortes, cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os alertas são válidos até as 10h desta segunda-feira (28).

De acordo com o Inmet, o primeiro aviso, de grau de severidade “Perigo”, prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos que podem variar entre 60 e 100 km/h. As regiões afetadas incluem o Sudoeste, o Leste e o Centro-Norte de Mato Grosso do Sul.

O segundo aviso, de “Perigo Potencial”, aponta chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Neste caso, o risco de transtornos como cortes de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas é considerado mais baixo.

A lista de municípios sob ambos os alertas incluem Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

A orientação para a população é não se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Sempre que possível, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Outra recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img