InícioAgriculturaChuvas fortes estão previstas para duas regiões produtoras de soja; saiba quais

Chuvas fortes estão previstas para duas regiões produtoras de soja; saiba quais

A previsão do tempo para os próximos dias traz boas e más notícias para os produtores de soja em diferentes regiões do país. A tendência é que a colheita continue avançando em grande parte das áreas produtoras, especialmente onde o tempo se mantém mais firme. No entanto, altos volumes de chuva podem comprometer os trabalhos no campo em regiões do Pará e Maranhão.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

O tempo no Brasil

No Mato Grosso, Goiás e em parte da região Sudeste, os acumulados devem girar em torno de 50 mm em 5 dias, favorecendo a colheita da soja e o desenvolvimento do milho segunda safra recém-semeado. Por outro lado, o norte de Minas Gerais e o estado da Bahia ainda enfrentam tempo mais seco e quente, o que pode limitar o avanço das lavouras.

Já no centro-norte do Pará e no centro-norte do Maranhão, a previsão aponta volumes entre 80 e 100 mm nos próximos cinco dias, o que pode atrasar a colheita e impactar diretamente os trabalhos no campo.

Atenção às lavouras de soja do Matopiba

Para o período entre os dias 10 e 14 de abril, a tendência é de maior colaboração do tempo para os produtores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. No entanto, o oeste do Mato Grosso deve registrar novamente chuvas em torno de 100 mm em cinco dias, o que pode gerar novos atrasos.

O destaque da próxima semana vai para o aumento das chuvas no Tocantins, centro-sul do Maranhão (região de Balsas) e Piauí, além de uma melhora expressiva no interior da Bahia e até no interior de Pernambuco. Nessas regiões, os acumulados também devem chegar aos 100 mm em cinco dias, o que representa alívio para os produtores que ainda enfrentam déficit hídrico.

Impacto

No interior da região do Matopiba , o cenário de chuva mais volumosa deve ajudar no desenvolvimento das lavouras de milho. No entanto, a colheita da soja pode sofrer com paralisações pontuais devido ao excesso de umidade no solo.

Os produtores devem ficar atentos à previsão e ajustar o calendário de campo para evitar perdas, especialmente nas áreas onde o solo tende a encharcar com facilidade.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img