Chuva prevista garantirá a reposição hídrica? Saiba como fica o tempo nas lavouras de soja

As áreas produtoras de soja do Brasil seguem com variações no tempo. No Sudeste, por exemplo, o avanço de uma frente fria traz de volta as chuvas em regiões que necessitam de reposição hídrica, embora haja o alerta de que o volume esperado ainda será insuficiente para reverter o déficit de água no solo, aliviando temporariamente o estresse das lavouras e pastagens.

https://www.youtube.com/watch?v=b6szbf7sqem

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

O cenário mais crítico em relação à disponibilidade de água no solo continua no interior da Bahia, onde produtores enfrentam dificuldades há semanas devido à seca. Regiões do sertão nordestino também apresentam baixos níveis de umidade no solo. Por outro lado, outras áreas do país mantêm um bom equilíbrio hídrico.

Chuvas volumosas

As chuvas mais expressivas devem ocorrer no sul da Bahia, Espírito Santo e até no norte de Minas Gerais, com acumulados previstos entre 60 e 100 mm. Isso deve trazer algum alívio para os produtores rurais dessas localidades.

Por outro lado…

Já no Centro-Sul brasileiro, a tendência é de tempo mais seco nos próximos dias. Após a passagem da frente fria, uma área de alta pressão, sistema que inibe a formação de nuvens carregadas, passa a predominar, garantindo céu aberto e pouca nebulosidade em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e regiões do Sul do país.

Começo de maio

Projeções entre os dias 4 e 8 de maio indicam que as chuvas no Sul seguirão irregulares e com baixo volume acumulado, sem grandes contribuições para a reposição da umidade no solo. Por outro lado, o tempo seco poderá favorecer os trabalhos em campo, como colheita e preparação de solo.

Enquanto isso, no Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical continua atuando com força. A chuva persistente beneficia os produtores de soja de Roraima, onde ainda ocorrem plantios em algumas áreas. O bom volume de precipitação é considerado essencial para o desenvolvimento inicial das plantas, especialmente nesta fase de crescimento vegetativo.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img