Ao completar 78 anos, o Sesc MS divulgou a marca de mais de 600 mil atendimentos gratuitos realizados somente no primeiro semestre de 2024. Os números demonstram a abrangência das atividades culturais, educacionais, de lazer e assistência social, todas custeadas pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da instituição.
Entre os destaques, estão as bolsas de estudo integrais concedidas a 406 alunos matriculados nas escolas de ensino regular do Sesc em Campo Grande e Três Lagoas. Essas bolsas cobrem todas as despesas, como mensalidades, taxas e material didático.
Além disso, o Sesc ofereceu mais de mil atendimentos em cursos e oficinas voltadas para crianças e jovens, com atividades como música, canto, dança e audiovisual, que visam estimular o desenvolvimento motor, o despertar artístico e ampliar as perspectivas dos participantes.
No total, foram investidos cerca de R$ 22 milhões nessas atividades gratuitas, contribuindo assim com o acesso democrático à cultura, educação e lazer em Mato Grosso do Sul.
Anualmente, o Sesc MS supera o percentual mínimo de investimento em gratuidade exigido pela legislação. Em 2022, foram aplicados 25% dos recursos, acima dos 16,66% exigidos pela regulamentação. Já em 2023, 23,37% dos recursos foram destinados a ações gratuitas nas áreas de educação, lazer, cultura e assistência, promovendo bem-estar e transformação social para a população.
Reconhecimentos e premiações
A gestão do Sesc MS garante que cada recurso é utilizado da melhor forma possível. O compromisso tem rendido prêmios e reconhecimentos, como o da Fundação Nacional da Qualidade, na categoria Melhores em Gestão. Em 2024, as escolas do Sesc também receberam a certificação de qualidade ISO 9001.
Esse sucesso se reflete no impacto positivo das ações do Sesc na sociedade, que incluem:
- Subsídios em serviços como restaurantes, clínicas odontológicas, academias e hotel;
- Apoio à economia criativa e circular;
- Combate à fome e ao desperdício de alimentos;
- Uso de energia limpa;
- Incentivo ao esporte e combate ao sedentarismo;
- Serviços de saúde com foco preventivo e educativo;
- Doação de adubos para hortas comunitárias.
Até 2026, o Sesc tem como meta aumentar para 25% o número de bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade, garantir a destinação correta de 100% dos resíduos, subsidiar 60% dos custos nas clínicas de saúde e 50% do valor das refeições servidas aos trabalhadores do comércio em seus restaurantes, entre outras metas.
Com objetivo de manter uma gestão premiada e transparente, o Sesc MS busca ser exemplo de como as organizações podem servir à sua comunidade.
Sobre o Sesc MS
O Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul é uma instituição dedicada ao bem-estar e à qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e suas famílias. Com diversas unidades oferecendo serviços nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura e assistência, o Sesc MS é parte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e está presente há mais de 70 anos no estado.