O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) elevou nesta sexta-feira seu nível de alerta para mpox e pediu aos países que mantenham altos níveis de conscientização entre os viajantes vindos de áreas afetadas.
A agência elevou sua avaliação de nível de risco de “baixo” para “moderado” para a população em geral e viajantes para áreas afetadas.
“Devido aos laços estreitos entre a Europa e a África, devemos estar preparados para mais casos importados do clado I”, disse a diretora da agência, Pamela Rendi Wagner.
O surto atual na República Democrática do Congo começou com a disseminação de uma cepa endêmica, conhecida como clado I. Mas uma nova variante, o clado Ib, parece se espalhar mais facilmente por meio de contato próximo, incluindo contato sexual.
A varíola causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cheias de pus no corpo.
Na quinta-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou um caso da nova variante na Suécia, o primeiro sinal da sua propagação fora do continente, um dia depois de a OMS ter declarado a doença uma emergência de saúde pública global.
Autoridades de saúde suecas disseram em uma coletiva de imprensa que a pessoa foi infectada enquanto estava na África com o tipo de mpox do clado Ib, envolvido no recente surto. O paciente está recebendo tratamento.