A CBF definiu que o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil será realizado no dia 2 de junho, às 13h30 (horário de Brasília), na sede da entidade. Ao contrário das fases anteriores, os confrontos serão definidos em sorteio livre, sem separação por potes e sem restrições. Além disso, será traçado o caminho completo até a grande final da competição.
Dezesseis equipes seguem na disputa pelo título: Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, CRB, CSA, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Retrô, São Paulo e Vasco. As datas-base para os jogos de ida e volta das oitavas são 30 de julho e 6 de agosto, após o encerramento da Copa do Mundo de Clubes.
Esta fase, no entanto, não contará com clubes de Goiás. Os três representantes do estado foram eliminados antes. O Atlético Goianiense venceu o ASA nos pênaltis na estreia, mas caiu na fase seguinte para o Retrô, também nas penalidades. A Aparecidense superou o Votuporanguense e o Cascavel, mas parou diante do Fluminense, com derrota apertada no jogo de ida e goleada na volta. Já o Vila Nova começou superando a Inter de Limeira nos pênaltis e goleando o Rio Branco-ES, mas foi eliminado pelo Cruzeiro com duas derrotas consecutivas.
Com os goianos fora da competição, a reta decisiva da Copa do Brasil seguirá sem representantes do estado, enquanto os clubes classificados aguardam para conhecer seus caminhos rumo à final.