A CBF divulgou nesta terça-feira (12) o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que prevê a antecipação da abertura da Série A do Campeonato Brasileiro para março. Pela primeira vez na história, a principal competição do futebol nacional será disputada ao longo de dez meses. A abertura será no dia 29 de março e terminará no dia 21 de dezembro.
Para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período. Flamengo, Fluminense, Palmeiras já estão classificados. O campeão da Libertadores de 2024 (Atlético-MG ou Botafogo) garante também vaga na competição.
Os campeonatos estaduais foram também antecipados e têm previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final para o dia 26 de março.
Pela terceira vez na história, iniciativa adotada no início da gestão atual, o Brasileirão sofrerá paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para o próximo ano.
Outra novidade será as semifinais da Copa do Brasil, que também serão disputadas nos finais de semana, assim com as finais. A medida tem como objetivo tornar a decisão da competição ainda mais atraente, facilitando a promoção das partidas e o acesso dos torcedores aos jogos.
O documento foi enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.
Federação de MS não quer redução do Estadual
O presidente interino da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrallas, informou durante entrevista coletiva na segunda-feira (11) que deve pleitear junto à CBF uma autorização ‘especial’ para que o Estadual de Mato Grosso do Sul não seja reduzido.
Em 2024, o Sul-mato-grossense teve exatos três meses de duração. Caso se mantenha formato e número de jogos, a edição 2025 teria duas semanas a menos, considerando o novo calendário.
Petrallas acredita que o calendário de MS não compete, atualmente, com os calendários de competições nacionais; por isso, pode buscar a extensão do período previsto para o estadual local.
Confira os Ajustes no Calendário 2025
O planejamento de 2025 mantém os formatos competitivos de 2024 e respeita as seguintes premissas:
- Manutenção de todos os formatos de competições observados em 2024;
- Preservação das datas FIFA destinadas a competições de seleções;
- Preservação majoritária das datas do Mundial de Clubes de 2025;
- Manutenção do período de recesso de 30 dias após a temporada de 2024;
- Manutenção do período de pré-temporada de 14 dias antes da temporada de 2025;
- Criação de recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes da FIFA;
- Criação de intertemporada de 14 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes e possibilitando equipes brasileiras a realizar treinamentos e amistosos no exterior.