Uma ação conjunta realizada na madrugada da última quarta-feira (27), na Rodovia MS-166em Cabeceira do Apa, distrito de Ponta Porãresgatou 73 cavalos e mulas submetidos em condições de maus-tratos.
A operação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu), com apoio da Iagro e do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Após denúncia, dois caminhões foram interceptados. Os veículos transportavam, respectivamente, 45 equídeos vindos de Colonita, Paraguai, com destino a Pedro Juan Caballero, e 28 equídeos saindo da Capital com destino a Ponta Porã. Ambos os motoristas não tinham a documentação obrigatória, como a Guia de Transporte Animal (GTA), além de documentos fiscais e sanitários.
Condições de maus-tratos
Durante a vistoria, foram constatados sinais evidentes de maus-tratos, como lesões nos animais, transporte em condições precárias, sem espaço suficiente, água ou alimento. A Iagro participou das inspeções e emitirá um laudo detalhado sobre a situação.
Os motoristas, veículos e animais foram escoltados até a delegacia local. Posteriormente, os equídeos foram encaminhados a um refúgio em Dois Irmãos do Buriti, onde estão recebendo cuidados.
Multas aplicadas
Diante das irregularidades, os responsáveis foram autuados com multas que somaram R$ 73 mil. A operação reforça o compromisso das autoridades em coibir práticas de maus-tratos e transporte irregular de animais na região.