Entre janeiro e julho de 2024, o Disque 180 recebeu 1.214 denúncias de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, evidenciando um aumento significativo de 27,25% em comparação ao mesmo período de 2023. De acordo com os dados revelados nesta sexta-feira (16), os principais responsáveis pelos atos de agressão continuam sendo os parceiros ou ex-parceiros das vítimas.
Esse crescimento nas denúncias reflete uma tendência nacional, que contabilizou 84,3 mil registros em todo o Brasil no mesmo período. Em Mato Grosso do Sul, a maior parte das denúncias foi feita diretamente pelas vítimas, somando 715 relatos, enquanto outras 499 queixas foram registradas por terceiros.
A análise dos dados também destaca que mulheres negras, categorizadas como pretas ou pardas, são as mais afetadas, representando 666 dos casos. A faixa etária de 25 a 29 anos se mostrou a mais vulnerável, com 208 denúncias.
A violência, predominantemente doméstica, tem como agressores, na maioria das vezes, companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Em resposta a essa realidade preocupante, o Ministério das Mulheres lançou, no início de agosto, a campanha “Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”.
Essa campanha integra as ações do “Agosto Lilás”, um mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, e marca os 18 anos da Lei Maria da Penha. O objetivo é não apenas interromper ciclos de violência, mas também educar a população sobre a importância de denunciar esses casos.
Durante o lançamento da campanha, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância do Disque 180 como um recurso fundamental para prevenir e orientar sobre situações de violência. “O 180 é um serviço preventivo e colaborativo. Se precisar de informações, ligue 180. Em caso de emergência, ligue 190”, afirmou.
Modernização do serviço
O serviço Disque 180 passou por uma reestruturação no último ano, incluindo a atualização da base de dados da rede de atendimento à mulher, o que resultou em maior eficiência na resposta às denúncias e no apoio oferecido às vítimas. Desde abril, o canal também passou a funcionar via WhatsApp, ampliando o acesso ao serviço. Em 2023, foram registradas 6.689 mensagens solicitando informações ou relatando casos de violência.
As ligações para o Disque 180 são gratuitas e podem ser feitas de qualquer parte do Brasil, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em casos de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo número 190.
The post Casos de violência contra a mulher crescem 27% em Mato Grosso do Sul appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.