Ex-presidente da Bolívia afirma que incidente foi uma tentativa de assassinato
Beatriz Magalhães –
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, denunciou neste domingo (27) um atentado contra sua vida, após o veículo em que ele estava ter sido alvo de um ataque a tiros. Em vídeo compartilhado nas redes sociais é possível ver o momento do ataque.
Morales afirma que o incidente foi uma tentativa de assassinato, alegando que pelo menos 14 disparos foram feitos contra o carro.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
No vídeo, o ex-presidente, que estava no banco do passageiro, é visto pedindo ajuda pelo celular enquanto uma das passageiras alerta sobre os tiros nos pneus.
As imagens mostram impactos de balas no para-brisa e o vidro traseiro estilhaçado. O motorista ficou ferido na cabeça durante o ataque. Morales explicou que estava a caminho de uma rádio onde apresenta um programa quando o veículo foi interceptado por dois carros, dos quais desceram homens encapuzados e armados que abriram fogo.
O ataque ocorre em meio a uma situação tensa no país, devido a uma intimação judicial para que Morales preste depoimento sobre alegações de envolvimento com uma menor de idade, caso no qual ele não compareceu e que pode resultar em um mandado de prisão. Em resposta à possível detenção, simpatizantes de Morales têm realizado bloqueios em estradas, especialmente na região de Cochabamba, em protesto contra o que chamam de perseguição política.
O governo do presidente Luis Arce, antigo aliado de Morales, alega que os bloqueios estão prejudicando o abastecimento de alimentos e combustíveis. Morales, por sua vez, reafirma que o processo judicial tem motivação política e nega todas as acusações.