Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha” foi reeleita para a presidência da Associação Brasileira de Cafés Especiais – Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) – até o último mês de 2025. A Associação Brasileira de Cafés Especiais foi fundada em 1991 por um grupo de produtores e importadores de café e tem o objetivo de busca incentivar e educar toda a cadeia produtiva a agregar valor, unindo produtores e oferecendo oportunidades de relacionamentos internacionais com todos os interessados em cafés especiais do Brasil.
“Estaremos junto às demais entidades do agro para fazer um importante trabalho de promoção, em especial nos temas mais relevantes e atuais, como a governança socioambiental, os critérios ESG, para que o Brasil, principalmente o café, permaneça entregando coisas maravilhosas ao mundo. E quem produz café especial está totalmente sentado na cadeira da sustentabilidade”, disse Ucha em comunicado.
Ainda com foco no exterior, Ucha afirma que é preciso estreitar relacionamentos com novos e emergentes mercados, como China, Mundo Árabe e Índia. “Estamos buscando entender o que esses consumidores podem trazer ao nosso setor e, principalmente, para entregar os cafés especiais brasileiros do jeito que precisam ser entregues, evidenciando todo o respeito ao meio ambiente e com as pessoas para que cheguem aos nossos consumidores com qualidade e excelência em todo o processo”, declarou.