O saldo de novas contratações em Campo Grande atingiu 1.269 novas vagas em abril de 2024, representando um crescimento de 63,98% em relação a março. Comparado ao mesmo período de 2023, o aumento foi de 65,45%, quando foram registradas 767 novas vagas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Somando o primeiro quadrimestre de 2024, Campo Grande alcançou um saldo de 4.454 vagas. Todos os setores apresentaram crescimento: Agricultura (24), Indústria (172), Construção (128), Comércio (281) e Serviços (664).
Os setores de Comércio e Serviços lideraram o crescimento, representando mais de dois terços da economia municipal. A Indústria, com 172 novas vagas, também demonstrou força, destacando-se tanto em Campo Grande quanto em todo o Mato Grosso do Sul.
A prefeita Adriane Lopes destacou que Campo Grande tem se consolidado como um polo de crescimento e geração de novos negócios. “Nos últimos 12 meses, a cidade ampliou em quase 5,5 mil o número de empresas ativas, refletindo nos bons números de empregabilidade”, afirmou.
Proporcionalmente, Campo Grande ocupa a 16ª posição entre as capitais que mais geraram novas vagas formais de trabalho em 2024, com um crescimento acumulado de 1,84%. Os resultados positivos do mercado de trabalho formal também impactaram a taxa geral de desocupação.
Campo Grande mantém-se no topo do ranking das capitais com a menor taxa de desocupação do país, com 4,4%. Em seguida, estão Porto Velho (4,7%) e Palmas (4,9%).
Para José Eduardo Corrêa dos Santos, superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Comércio Exterior da Sidagro, os dados do Caged de abril foram muito positivos. “Apesar dos desafios enfrentados nos últimos meses, os números foram superiores aos do ano passado, e o saldo positivo na Construção Civil e Indústria demonstra que Campo Grande entra em 2024 em franca expansão”, concluiu.