A gestão da prefeita Adriane (PP) realizou um significativo investimento em segurança pública em Campo Grande, com a instalação de centenas de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos do Centro. Entre as ruas cobertas pelas novas câmeras estão a 14 de Julho, Rui Barbosa e Calógeras, áreas de intenso fluxo de pessoas e veículos. Esta iniciativa visa criar um ambiente urbano mais seguro e monitorado.
Além das câmeras de videomonitoramento, a prefeita inovou ao implementar a tecnologia de reconhecimento facial, instalando inicialmente 10 câmeras específicas para essa finalidade. A meta é expandir esse número para 150 até o final do ano. Esta tecnologia visa melhorar a eficiência na identificação de indivíduos procurados, ampliando a capacidade de resposta da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
“A segurança dos nossos cidadãos é prioridade. Com a instalação dessas câmeras, estamos modernizando a nossa infraestrutura urbana e proporcionando mais tranquilidade para comerciantes e consumidores. Queremos que todos se sintam seguros ao transitar pelo Centro de Campo Grande,” afirmou a prefeita Adriane.
A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para assegurar que o sistema de reconhecimento facial opere com máxima eficiência, utilizando dados atualizados. Este esforço conjunto visa potencializar a resposta da segurança pública.
Os 42 servidores da GCM que operam a Central de Monitoramento passaram a atuar de forma mais ágil, facilitando a comunicação e a ação rápida das equipes de segurança. Este aprimoramento no monitoramento permite uma resposta imediata a incidentes, reforçando a segurança de forma preventiva.
Odair Gonçalves da Cruz, vendedor de doces na Praça Ary Coelho, elogiou a instalação das câmeras: “O trabalho da guarda no Centro é excelente. Essas câmeras ajudam muito, com certeza. Eu vejo que é um passo a mais para o setor de segurança,” comentou.
Anaudir Afonso Leno, residente do Bairro Coophasul e frequentador assíduo do Centro, também ressaltou os benefícios das novas câmeras. “Quanto mais câmeras, melhor ainda. Acho que isso deve ajudar tanto a guarda quanto a Polícia Militar. O Centro é o coração da cidade, por isso deve ser bem cuidado, ter infraestrutura e principalmente segurança para os aposentados, para quem vem fazer compras e pagar as contas,” afirmou.
Campo Grande se destaca como modelo de segurança pública no Brasil, graças à gestão da prefeita Adriane. Sob sua administração, a cidade conta com a oitava maior Guarda Civil Metropolitana do país, com um efetivo de 1.286 agentes, superando cidades maiores como Goiânia, Porto Alegre e Belém. A capital sul-mato-grossense possui uma proporção de 143 guardas civis para cada 100 mil habitantes.
Os investimentos na GCM somam mais de R$ 6 milhões, incluindo a aquisição de equipamentos modernos e veículos, além de capacitações e reformas nas bases fixas. Este esforço tem resultado em uma capacidade operacional significativamente melhorada, traduzida em respostas mais rápidas e eficazes às necessidades de segurança da cidade. “A transformação da segurança pública não é apenas uma prioridade da nossa administração, mas um compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos de Campo Grande,” concluiu a prefeita Adriane.
The post Campo Grande reforça segurança com videomonitoramento e reconhecimento facial appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.