Campo Grande destacou-se em maio de 2024 ao ser responsável por aproximadamente 70% das novas contratações no Mato Grosso do Sul, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (27). Foram 1.304 novas vagas criadas na capital, representando 67,94% do total de contratações no estado.
Em comparação com maio de 2023, quando foram abertas 981 vagas, o crescimento em Campo Grande foi de 75,23%. O número de contratações também superou abril deste ano, que registrou 1.269 novas vagas. Nos primeiros cinco meses de 2024, o saldo de novas contratações na cidade chegou a 5.794 vagas.
A prefeita Adriane Lopes destacou a expansão contínua das contratações na capital, ressaltando a baixa taxa de desocupação de 4,4%, a menor entre todas as capitais brasileiras, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “As empresas têm conseguido mês a mês ampliar a oferta e a contratação”, afirmou a prefeita. Porto Velho (RO) e Palmas (TO) vêm em seguida, com taxas de desocupação de 4,7% e 4,9%, respectivamente.
O setor de Serviços liderou a geração de empregos, com 3.053 novas vagas, seguido pela Construção (1.482), Indústria (592), Agropecuária (423) e Comércio (244). A Construção Civil teve o maior incremento percentual de crescimento (10,94%), seguida pela Agropecuária (8,58%), ambos indicadores de desenvolvimento local. A agropecuária, com a produção agrícola e pecuária, e a construção civil, com o crescimento urbano, são setores cruciais para a economia de Campo Grande.
Além disso, Campo Grande alcançou o primeiro lugar no ranking de competitividade dos municípios no indicador de Capital Humano na Região Centro-Oeste, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Este indicador avalia o nível educacional da mão de obra, a inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade econômica.
O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr., destacou a importância dos resultados do Caged. “Apesar dos desafios enfrentados nos últimos meses, os números foram muito superiores aos do ano passado. O saldo positivo de Construção Civil e Agropecuária demonstra que Campo Grande entra em 2024 em franca expansão,” afirmou.
O saldo acumulado de vagas nos setores de Comércio e Serviços, totalizando 3.297, representa mais da metade das contratações de Campo Grande em 2024, reforçando a relevância destes setores na economia municipal, que respondem por 82,4% da economia local.