A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), deu um importante passo ao doar o Sistema de Informação Íris para a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). Desenvolvido pela Agetec, o sistema já está em uso pelo órgão federal desde fevereiro deste ano e foi formalmente implementado conforme a Portaria nº 80, publicada nesta semana no Diário Oficial do Distrito Federal.
A colaboração entre a Secretaria da Mulher do Distrito Federal e a Prefeitura de Campo Grande teve início em agosto de 2022, por meio de um termo de cooperação técnica. A doação do Sistema Íris representa um avanço significativo, permitindo que a SMDF opere de maneira mais eficaz e eficiente, beneficiando a comunidade atendida. A implementação do sistema visa otimizar operações e melhorar o atendimento, utilizando os dados coletados para construir políticas públicas mais eficientes voltadas para as mulheres.
“A colaboração de Campo Grande não apenas fortalece a capacidade de oferecer serviços ágeis e personalizados às mulheres do Distrito Federal, mas também torna a gestão municipal uma referência para contribuir e melhorar a qualidade de vida em outras regiões do país. A tecnologia desenvolvida localmente é um instrumento eficiente para promover a igualdade de gênero e o bem-estar social a nível nacional”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.
O Sistema Íris padroniza a coleta de dados e o registro de atendimentos prestados às mulheres, proporcionando mais eficiência e segurança na gestão das informações. “A ferramenta foi desenvolvida em linguagem moderna e com ferramentas eficientes de segurança. O Sistema Íris permite a coleta padronizada de dados referentes às mulheres atendidas, garantindo mais agilidade no processo”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.
Para a subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, a implantação do sistema Íris foi essencial para aprimorar os serviços públicos e garantir um atendimento de qualidade. “É com grande satisfação que recebemos a notícia de que o Sistema Íris agora também atende a Secretaria da Mulher do Distrito Federal. Esta ferramenta tem sido fundamental para a gestão e análise dos dados das mulheres atendidas por esses serviços, contribuindo significativamente para aprimorar o atendimento prestado pelo poder público”, disse Stephanini.
Todas as unidades da Secretaria da Mulher – Casa Abrigo, Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams), Espaços Acolher, Comitês de Proteção à Mulher e as Unidades Móveis – ao realizarem ações de acolhimento, promoção e capacitação, devem registrar os dados e os atendimentos prestados. Com o fluxo de informações, as equipes da SMDF poderão encaminhar as mulheres para cursos de interesse, inseri-las no mercado de trabalho e indicar programas do Governo do Distrito Federal.
“Com a implementação deste sistema, poderemos agilizar e aprimorar os processos, facilitando a gestão e análise dos dados coletados. Além disso, o sistema será fundamental para nossas atividades de promoção, capacitação e outras iniciativas da secretaria”, destacou a secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira.
Para garantir a eficácia do sistema, os servidores responsáveis pelo cadastro e acolhimento passaram por um treinamento especializado. A Agetec disponibilizou uma equipe de especialistas que treinou e acompanhou a equipe do SMDF desde a configuração inicial do software até o processo de transferência de tecnologia, assegurando a organização dos dados de atendimento e o respeito absoluto à privacidade das informações coletadas.