No dia 24 de agosto, uma grande mobilização tomará as ruas de oito países da América do Sul, incluindo o Brasil, para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o abuso sexual infantil. A campanha, intitulada Quebrando o Silêncioé promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e abrange ações em países como Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e, claro, o Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, a situação é alarmante. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), revelam que, entre 2019 e 2023, foram registradas 22.253 notificações de violência contra crianças e adolescentes, das quais 2.516 são de violência sexual. Esses números reforçam a urgência de ações efetivas para combater esse tipo de crime.
A campanha deste ano tem como foco o crescimento saudável e seguro das crianças e adolescentes. Conforme destacado por Jeanete Lima, educadora e coordenadora do projeto na América do Sul, a iniciativa busca “garantir o amor, a segurança e o auxílio que nossas crianças precisam”. A campanha não se limita a denunciar abusos, mas também a educar crianças e adolescentes sobre como reconhecer e denunciar situações inadequadas, além de fornecer apoio aos adultos que carregam traumas de infância.
O Quebrando o Silêncio envolve a produção de materiais específicos para três públicos: crianças, adolescentes e adultos. Para as crianças, uma revistinha colorida e lúdica em formato de história em quadrinhos aborda o tema de forma didática. Os adolescentes recebem uma revista com uma linguagem mais dinâmica e orientações sobre como falar e ser ouvido. Já os adultos são informados sobre como proteger as crianças e sobre a importância da restauração emocional de adultos que sofreram abusos na infância.
As ações do Quebrando o Silêncio não se limitam a uma única data. Em Mato Grosso do Sul, ao longo do mês de agosto, centenas de atividades estão sendo realizadas, incluindo palestras em escolas e igrejas, passeatas, carreatas e a distribuição de materiais de conscientização. Todas essas atividades têm como objetivo central alertar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater o abuso sexual infantil.
Para quem quiser se aprofundar no tema, o site oficial da campanha (quebrandoosilencio.org) oferece acesso a materiais adicionais, incluindo artes, matérias das edições anteriores e versões digitais dos materiais educativos.
The post Campanha em Mato Grosso do Sul alerta para o abuso sexual infantil appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.