Entre os dias 1 e 9 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com os Supermercados Comper, realizará uma campanha de arrecadação de leite. Esta iniciativa visa não apenas fomentar a indústria de laticínios do Mato Grosso do Sul, mas também ajudar instituições sem fins lucrativos que atendem parcelas vulneráveis da sociedade. O leite arrecadado irá para cinco entidades que atuam em diversos segmentos: Movimento Mãe Águia, Casa Lar, Centro de Promoção Social Palotinas – CPROSPAL, Hospital de Amor e Casa de Apoio Santa Clara de Assis.
A produção de leite no estado tem enfrentado desafios significativos nos últimos anos. A captação de leite reduziu 46% nos últimos sete anos, resultando no fechamento de indústrias e deixando outras ociosas durante a maior parte do ano. A queda na produção afeta diretamente a cadeia produtiva, desde os produtores até as indústrias de laticínios.
Durante a Semana do Leite, que ocorre anualmente na semana do dia 1º de junho, são realizados diversos eventos, incluindo cursos técnicos, palestras e campanhas de arrecadação de leite para doação a entidades beneficentes. Essas ações visam dar mais visibilidade aos produtos lácteos e combater a diminuição do consumo de leite fluido, influenciada por mudanças nos hábitos alimentares e informações distorcidas no mercado.
“As campanhas de arrecadação de leite pasteurizado, como a realizada com a rede Comper, permitem mostrar a importância do leite para pessoas em situação de carência alimentar, com doenças como câncer e renais, idosos e dependentes químicos, que adquirem qualidade de vida com uma nutrição rica em nutrientes como o leite e seus derivados”, afirma o Secretário Executivo da Câmara Setorial do Leite do MS, Orlando Serrou Camy Filho.
Fernanda Bardauil, Gerente Nacional de Relacionamento do Comper, reforça: “Além de incentivar o consumo do leite UHT, que é mais saudável, ajudamos as instituições a complementar a alimentação de seus assistidos. Ainda mais no inverno, quando uma boa alimentação é fundamental para fortalecer a imunidade e prevenir doenças”.
Instituições como o Hospital do Amor e o Movimento Mãe Águia destacam a importância dessa iniciativa. “É muito importante essa parceria, pois através dela conseguiremos oferecer diariamente café da manhã para as nossas pacientes”, comemora Flávia Carvalho, gerente administrativa do Hospital do Amor, que atende 150 pessoas por dia.
Dany Duarte, fundadora do Movimento Mãe Águia, que atende 95 famílias com histórico de violência infantil, sexual e de gênero, destaca: “Receber essa doação significa oferecer mais dignidade às famílias que vivem em situações de vulnerabilidade socioeconômica e emocional. A OSC não dispõe de recursos para benefícios eventuais, por isso, quando conseguimos alguma parceria, nos enchemos de esperança!”.
As lojas do Comper que contam com pontos de arrecadação são: Dourados, Jardim dos Estados, Tamandaré, Brilhante, Euler, Tijuca, Itanhangá, Spipe Calarge, Ypê e Rui Barbosa. A lista com os endereços e horários de funcionamento está em: https://www.comper.com.br/institucional/nossas-lojas