Peritos encontraram nesta sexta-feira (16) a caixa-preta do avião bimotor King Air, que caiu em Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá. O acidente ocorreu nessa quinta-feira (15) e deixou cinco pessoas mortas. As informações da caixa devem ajudar a entender o que ocasionou a queda do avião.
O equipamento foi entregue ao Serif (Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, que chegou à cidade onde ocorreu o acidente, nesta sexta-feira, para coletar os destroços.
A caixa-preta que, na verdade é de cor laranja, estava em meio aos destroços da aeronave e só foi localizada após o resfriamento do local.
Segundo a Polícia Civil, somente a investigação do Seripa é que poderá definir as condições da caixa-preta. Se estiver intacto, o equipamento pode conter informações importantes e gravações essenciais para ajudar a identificar as causas do acidente.
Os peritos iniciaram os trabalhos de retirada dos corpos no início da noite de quinta e finalizou por volta das 5h desta sexta-feira.
Devido ao estado carbonizado dos corpos, a perícia conseguiu recuperar apenas fragmentos de ossos e restos biológicos humanos, que agora serão encaminhados para Cuiabá para identificação por odontologia legal ou DNA.
Vítimas do acidente
No avião, estavam o empresário Arni Alberto Spiering70 anos, os netos dele, João Marcos Trojan Spiering e Arni Alberto Spiering Benezo gerente comercial Ademar de Oliveira de Júnior e o piloto Clara de Souzade 44 anos. Todos eles morreram.
Veja também: Netos e funcionário: saiba quem eram as vítimas do avião que caiu em Apiacás
Trajeto
O voo durou cerca de 50 minutos, segundo a Polícia Militar. A pousada de onde a aeronave saiu fica na divisa entre Mato Grosso e Pará.
A PM confirmou que a queda do avião ocorreu em uma fazenda, localizada na zona rural de Apiacás e próximo ao Rio Teles Pires, em uma região conhecida como ‘Paredão’.
O grupo estava na hospedado na pousada há dois dias. Segundo a empresa, Arni, os netos e o amigo foram ao local para praticar pesca esportiva. Nessa quinta, o grupo voltaria para casa, quando ocorreu o acidente.
!function(f,b,e,v,n,t,s){
if(f.fbq)return;
n=f.fbq=function(){n.callMethod?n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;
n.loaded=!0;
n.version=”2.0″;
n.queue=();
t=b.createElement(e);
t.async=!0;
t.src=v;
s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)
}(window, document,”script”,”https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js”);
fbq(“init”, “5758398677609895”);
fbq(“track”, “PageView”);
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=”2.0″;
n.queue=();t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)(0);
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,”script”,
“https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js” );
fbq(“init”, “5758398677609895”);
fbq(“track”, “PageView”);