A Polícia Civil do Paraná deflagrou a operação Caim e Abel contra organização criminosa que agia em vários estados. Mato Grosso do Sul estava entre os alvos da ação que cumpriu mandados nesta terça-feira (17).
A ação contou com helicópteros e cães farejadores. A operação mirou facções criminosas envolvidas em homicídios e tentativas de homicídio na região oeste do estado. Mais de 300 policiais participaram da ação. Foram cumpridos mandados no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Ao todo, foram cumpridos 49 mandados judiciais, sendo 28 de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão. A investigação apontou que os homicídios e tentativas de homicídios na região de Palotina, no Paraná, são frutos de uma disputa entre facções.
O líder da facção responsável pelos crimes foi preso no Paraguai, de onde ele comandava os assassinatos que eram executados por membros da organização criminosa. Em uma operação anterior, em fevereiro de 2024, a polícia já havia apreendido armas, drogas e celulares em um endereço ligado ao grupo.