A equipe composta pela cadela Laika e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul encontrou dois corpos soterrados durante uma escavação em Roca Sales, na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira (20). Na imagem acima, Laika aparece escalando e buscando pelas vítimas dos desabamentos.
Segundo o sargento Thiago Kalunga, um dos corpos foi identificado como membro da família soterrada. “Estamos em mais um dia de buscas no Vale do Taquari, onde seis pessoas de uma família estão soterradas. A área é de difícil acesso, mas o clima está ajudando e esperamos avançar com o uso de maquinário,” disse Kalunga.
Os Bombeiros informaram que o trabalho pode durar dias devido aos riscos, como pedras no alto do morro que podem desabar sobre a equipe.
A primeira equipe especializada neste tipo de resgate, composta por três militares e uma cadela, está trabalhando no local desde o dia 13 de maio, com a primeira parada em Encantado.
A equipe é formada pelo sargento Thiago Kalunga, pelos soldados Jéssica Lopes e Humberto, e pela cadela Laika. Laika recebeu um certificado de busca de restos mortais após um treinamento na 1ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate em Cianorte, Paraná. O tenente-coronel Fábio Pereira de Lima foi árbitro das provas de busca e resgate no evento.
The post Cadela Laika e bombeiros de MS encontram corpos soterrados no RS appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.