Desde quarta-feira (21), um grupo de 10 brigadistas de Alcinópolis tem se dedicado dia e noite para controlar os incêndios que devastaram diversas fazendas na região. Coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Obras e da Prefeitura, os brigadistas enfrentam condições extremas para proteger propriedades e animais.
Os brigadistas, que recebem treinamento anual desde a criação da Brigada em 2022, têm atuado sem descanso desde do dia 10 deste mês, mas, apesar dos esforços, uma vasta área foi consumida pelas chamas, resultando na perda de animais como bois, bezerros e carneiros.
A causa dos incêndios ainda está sob investigação, com indícios preliminares apontando para um curto-circuito em uma fazenda em Alcinópolis. A Brigada, composta por funcionários capacitados, se tornou crucial para o município, que ainda não conta com um quartel do Corpo de Bombeiros.
O trabalho árduo desses profissionais é um reflexo da falta de infraestrutura de combate a incêndios na região e da necessidade de medidas preventivas para evitar novas tragédias.
Fonte: Maikon Leal