Em novembro, o Brasil atingiu um recorde de geração média horária de energia eólica, atingindo 23.699 megawatts médios (MWmed).
Esta marca foi atingida no dia 3 de novembro. No dia seguinte, um novo recorde foi alcançado, desta vez de geração média diária, com 18.976 MWmed.
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (9) pelo Ministério de Minas e Energia (MME).Segundo a pasta, os resultados “destacam o avanço da energia eólica como uma fonte essencial para a matriz energética do país”.
De acordo com o ministério, as condições meteorológicas favoráveis impulsionaram a expansão da infraestrutura de parques eólicos, especialmente na Região Nordeste, responsável pela maior parte do crescimento no Brasil.
O MME ressalta ainda que esses recordes refletem o impacto positivo das políticas públicas de incentivo às tecnologias renováveis e destacam o compromisso do Brasil com a transição energética, alinhando-se aos objetivos globais de sustentabilidade.
Atualmente, a capacidade instalada total de usinas eólicas no Brasil é próxima de 33 mil megawatts (MW), que representam cerca de 13,5% da matriz elétrica nacional, conforme dados da Aneel (Sistema de Informações de Geração, da Agência Nacional de Energia Elétrica), também disponibilizados pelo MME.