Ao menos dois deputados e ativistas de direita de Mato Grosso do Sul anunciaram presença no CPAC 2024, evento conservador que ocorre neste fim de semana, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. As estrelas do encontro são o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente argentino, Javier Milei.
Conforme apurado pelo TopMídiaNewso deputado federal Marcos Pollon e o estadual João Henrique Catan, ambos do PL, confirmaram ida ao encontro. O ex-deputado estadual e pré-candidato a vereador do PL, Rafael Tavares, postou banner do CPAC com foto dele.
Outro deputado federal bolsonarista, Rodolfo Nogueira, do PL, avalia se irá para Santa Catarina, já que acabou de sair de uma internação por apendicite. É maior a probabilidade dele não comparecer.
A ativista de direita Juliana Gaioso, que já coordenou protestos volumosos em Campo Grande, disse que chegou a comprar passagens e reservar hotel, mas desistiu. Ela se viu frustrada com o apoio do PL à candidatura de Beto Pereira (PSDB).
CPAC
Conforme divulgado no site, o CPAC é o ”Conservative Political Action Conference”, realizado desde 1974. O encontro reúne centenas de organizações conservadoras, ativistas e lideranças desse espectro todos os anos. A mais recente edição, em 2023, foi realizada em Washington, nos Estados Unidos.
Dezenas de parlamentares, sendo deputados federais e senadores, já confirmaram presença e inclusive estão em direção de Balneário Camboriú. O presidente argentino, Javier Milei, vem ao País, mas não deve se encontrar com o presidente Lula nem com outra autoridade do atual governo federal.