O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul salvou um ninho de ema, em meio a mata queimada em Naviraí. As imagens foram gravadas no dia 16 de agosto e divulgadas somente agora.
O vídeo mostra o entorno todo queimado, com cinzas, e apenas a área do ninho preservada, mas com a grama já seca.
A ave botou cerca de 20 ovos. A equipe passou a noite protegendo o local para evitar que fosse queimado. Após o combate, os militares se afastaram do ninho e a mãe ema voltou para cuidar de seus ovos.
Depois de 150 dias de operação, militares continuam em campo atuando e alguns pontos estão em combate, pontos localizados nos arredores dos municípios de Coxim; um no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Naviraí; um na região do Betione em Miranda; e um próximo de Aquidauana.
De acordo com o boletim diário da Operação Pantanal 2024, a previsibilidade para os próximos dias é de estiagem e baixa umidade relativa do ar, no Pantanal.
Diante deste cenário, as equipes mantêm as ações de vistoria nos pontos atingidos e também nas regiões onde estão instaladas as bases avançadas, mais especificamente Nhecolândia e Paiaguás.
Conforme dados do programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) foram identificados 1.831% focos a mais entre 1 e 27 de agosto de 2023 e o mesmo intervalo de tempo, neste ano, em Mato Grosso do Sul. Eram 219 e saltaram para 4.229.
Fonte: Msnews