O primeiro-vice-presidente nacional do União Brasil disse que a senadora de MS é um quadro nacional muito relevante
Ao participar na noite desta sexta-feira do lançamento da pré-candidatura da ex-deputada federal Rose Modesto à Prefeitura de Campo Grande, para concorrer ao pleito de 6 de outubro, o primeiro-vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, reforçou que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é nome do partido para concorrer à Presidência da República em 2026.
“Caiado hoje é o nome mais forte que o União Brasil tem como pré-candidato a presidente da República. Esse assunto ainda não foi tratado dentro do partido, porque a nossa pauta hoje é 2024, não é 2026, mas o desejo majoritário dos líderes do partido, dos membros do partido, é de uma candidatura própria em 2026”, declarou ACM Neto ao Correio do Estado.
Para ele, o governador de Goiás é o nome que se coloca com maior força e com plena condição de levantar a bandeira de concorrer à Presidência da República pela legenda.
“A gente quer contribuir para construir um novo projeto para o Brasil que fuja dessa polarização que nos levou a uma bolha. Um nome que possa representar esse sentimento do centro-direita e da direita, de um novo desenho político. Eu penso que o Caiado, sim, é hoje o nome que melhor representa isso”, assegurou.
O ex-prefeito de Salvador reforçou que está falando como uma das lideranças do União Brasil, mas que o nome de Caiado ainda não é uma posição institucional da legenda, o que só deverá ocorrer depois de o assunto ser conversado e debatido internamente. “Portanto, a partir de 2025, pois agora o nosso foco é nas eleições municipais”, ressaltou.
Questionado se a senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina, líder do PP no Senado, seria uma boa vice na chapa encabeçada por Caiado em 2026, ACM Neto disse que ela se trata de uma figura importante na política.
“Olha, Tereza é um grande quadro, nós já fomos colegas de partido. Ela era do Democratas (DEM), e tenho um carinho enorme por ela. Para mim, é uma das melhores senadoras do Brasil. Penso que a Tereza contribui muito na construção desse projeto de fazer o Caiado presidente da República”, garantiu.
Porém, ele confirmou que ainda é cedo para falar sobre essa questão, mas que a senadora de MS é um quadro nacional relevante e que pode sim ter uma posição de destaque no jogo político de 2026.
OUTROS INTERESSADOS
O nome de Tereza Cristina para ser vice em uma chapa para disputar a Presidência da República em 2026 é uma exclusividade apenas do União Brasil, pois, em entrevista à revista Veja nesta semana, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também mencionou a senadora.
Ele revelou que é cogitada pelo PL uma chapa liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com a senadora Tereza Cristina, a qual foi ministra da Agricultura na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), como vice.
“Tarcísio e Tereza são uma chapa imbatível. Ela é um fenômeno entre as mulheres, tem carisma e foi uma excelente ministra. Nós queríamos que Tereza fosse vice já em 2022, mas Bolsonaro optou pelo (general e ex-ministro) Braga Netto, que é um homem super-honesto, mas que não deu um voto a mais, porque todo o pessoal do Braga já votaria nele”, ponderou.
Nomes como Ciro Nogueira e Ronaldo Caiado também seriam boas opções, conforme afirmou o cacique do PL, que deixou claro que a decisão final será de Bolsonaro.