Ao longo desta semana, a cidade de Campo Grande receberá a ‘Blitz da Telefonia Móvel’. A partir desta segunda-feira (23), 20 pontos da Capital receberão técnicos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para medir a qualidade dos sinais 4G e 5G ofertados pelas operadoras.
A ação da Blitz visa verificar o funcionamento da internet em pontos onde há maior incidência de reclamação da população campo-grandense.
“O objetivo da Blitz é fazer com que as operadoras melhorem a prestação do serviço. Nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas. Nós queremos também combater as diferenças regionais, pois a cobertura da telefonia móvel precisa ser boa em todos os estados”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A ação em Campo Grande segue até a próxima sexta-feira (27), pontos como o Aeroporto Internacional, Praça Ary Coelho, Terminal das Moreninhas e Rua 14 de Julho estão no radar dos técnicos da Anatel.
Entretanto, após as fiscalizações, as operadoras terão que definir um plano de ação para a capital sul-mato-grossense. “Após as medições, as operadoras serão notificadas para definirem um Plano de Ação para a cidade fiscalizada, visando realizarem melhorias na prestação do serviço. Depois de seis meses, a Anatel e o Ministério das Comunicações retornam ao local para realizar novo levantamento e avaliar se as melhorias foram implementadas”, afirma o secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius.
Confira os 20 pontos que serão fiscalizados:
- Aeroporto Internacional de Campo Grande
- Praça do Papa
- Praça Ary Coelho
- Praça do Peixe
- Parque Ayrton Senna
- Parque do Sóter
- Terminal das Moreninhas
- Shopping Norte Sul
- Compras Campo Grande
- Shopping Bosque dos Ipês
- UCDB (Universidade Católica Dom Bosco)
- Central de Atendimento Prefeitura
- Tribunal de Justiça
- UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
- Feira Central
- UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
- Rua 14 de Julho, esquina com a Rua Dom Aquino
- Rua 14 de Julho, esquina com a Rua da Liberdade
- Câmara Municipal de Campo Grande
Em Campo Grande existem 196 antenas 5G
Há exatos dois anos, a chegada do 5G marcou um avanço significativo na conectividade em Campo Grande. A nova rede expandiu rapidamente, proporcionando maior velocidade de internet e aprimorando a experiência dos usuários de dispositivos móveis. No entanto, em bairros periféricos e áreas mais afastadas, a implementação do 5G ainda é limitada, e muitos moradores enfrentam barreiras no acesso à tecnologia.
Conforme dados do portal Conexis, Campo Grande conta com 196 antenas 5Gdistribuídas entre três operadoras de telefonia: a Claro, com 88 antenas; a Tim, com 63; e a Vivo, com 43. Embora a densidade populacional seja significativamente maior nas áreas periféricas, o número de antenas 5G nessas regiões é consideravelmente menor em comparação aos bairros nobres e às áreas centrais da cidade.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.