Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), foi reeleito presidente da Câmara de Corumbá para o biênio 2025 – 2026. A eleição aconteceu na noite de ontem, quarta-feira, 1º de janeiro, logo após a solenidade posse no Anfiteatro Salomão Baruki, durante sequência da Sessão Solene já no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães, na Câmara Municipal, para onde os vereadores se dirigiram após a posse.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
A sessão contou com as presenças dos 15 vereadores eleitos em outubro. Além de Bira, Alexandre, Yussef, Genilson, Cazarim, Hanna e Nanáh, estavam presentes Chicão Vianna, Samyr Sadeq Ramunieh, Jovan Temeljkovitch, Elinho Jr., Roberto Façanha (PP), Edinaldo Neves, Marcelo Araújo, Yussef Salla e Professor Hesley Santana.
União
Após reeleito, Bira usou da palavra e fez um agradecimento aos vereadores integrantes da 65ª legislatura, tanto os mais antigos, como os mais jovens que estreiam no Legislativo Corumbaense, pelo voto de confiança depositado a ele. Agradeceu também a sua família e, em especial, ao se pai, que esteve presente em sua primeira eleição para a presidência da casa, mas faleceu antes da posse. O pai, aliás, Ubiratan Canhete de Campos, foi vereador corumbaense.
Na oportunidade, Bira renovou seu compromisso com a todos que fazem parte da Casa de Leis e, principalmente, com a população corumbaense. Fez um rápido balanço do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, em especial com relação à revitalização da Câmara, cobertura do estacionamento, projeto de energia solar.
“Foram conquistas importantes, mas ainda temos mais por fazer, especialmente em relação aos servidores dessa casa, um compromisso assumido que estamos renovando, que é o Plano de Cargos e Carreiras que já está com projeto elaborado, e preparar a Câmara para um novo concurso público”, enfatizou.
Deixou bem claro que, em relação aos vereadores, o seu compromisso e tratar todos de forma igual. “Para essa presidência não existe oposição, situação. Existem vereadores e a gente, como vereador, tem que procurar zelar também pelo bom da Casa do Barão de Vila Maria. Para mim é uma honra, um orgulho muito grande, ser presidente dessa tão histórica Casa de Leis, uma das dez primeiras instaladas no Brasil, com mais de 150 anos”.
Disse que é preciso sempre colocar o interesse público à frente dos interesses particulares. “Nós somos representantes do povo que te deu um mandato, uma outorga, para dizer que você é meu representante lá. Nós somos 15 vereadores representantes de praticamente 100 mil cidadãos e temos que ter total dedicação, compromisso com todos, e que a gente participe efetivamente das decisões importantes do Município como um todo”, prosseguiu.
Ao prefeito Dr. Gabriel, disse que ele pode contar com “essa Casa de Leis para que possamos trabalhar juntos, apoiando as ações importante e necessárias, mas que estaremos atentos, cobrando, fiscalizando, cumprindo a nossa função, de forma harmônica entre os poderes, sem deixarmos de ser independentes e autônomos”, acentuou.
Finalizou desejando sucesso aos novos vereadores para que todos possam desenvolver um grande trabalho e que “a gente possa, juntamente com a Prefeitura de Corumbá, entregarmos os próximos quatro anos para que tenhamos uma cidade muito melhor para se viver. E à população posso garantir que, aqui, trabalharemos incansavelmente para colocarmos Corumbá no lugar que ela merece estar”, concluiu.