Truls Moregardh também bateu o 1º no ranking mundial nas oitavas e vem para o ouro como zebra; na disputa pelo terceiro lugar, o brasileiro vai enfrentar o francês Felix Lebrun
Hugo Calderano foi derrotado na semifinal de simples do tênis de mesa nesta sexta-feira, e disputará a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O atleta brasileiro perdeu 10 set points e foi superado pelo sueco Truls Moregardh por 4 a 2, com parciais de 12/10, 16/14, 7/11, 11/7, 10/12 e 11/8, em uma partida que durou 1h08min. Assim, Calderano perdeu a chance de competir pelo ouro.
A disputa pelo terceiro lugar ocorrerá no domingo às 8h30, horário de Brasília. Seu adversário será o francês Felix Lebrun, que venceu seu oponente anterior por 4 a 0. Curiosamente, Calderano derrotou o irmão de Felix, Alexis Lebrun, nas oitavas de final, na quarta-feira. Alexis ocupa a 16ª posição no ranking mundial, enquanto Calderano é o sexto.
Nesta sexta-feira, o brasileiro começou o jogo demonstrando concentração e precisão, aproveitando os erros de Moregardh para abrir uma vantagem de 10/4. No entanto, o sueco reagiu e virou o set para 12/10.
O segundo set foi mais disputado, com os pontos sendo alternados. O sueco chegou a ser punido e Calderano abriu 7/4, mas novamente Moregardh virou o placar e teve dois set points, ambos desperdiçados. Calderano também teve a chance de fechar o set, mas acabou perdendo mais uma parcial.
No terceiro set, o brasileiro conseguiu manter sua vantagem ao longo de toda a parcial, enquanto o sueco, jogando abaixo do seu nível inicial, não reagiu, equilibrando a partida.
O quarto set foi dominado por Moregardh, que liderou do início ao fim, fazendo 3 a 1 na semifinal. Calderano respondeu bem no quinto set, que foi equilibrado, vencendo-o e forçando o sexto set. No entanto, o sueco voltou a dominar na sexta parcial e venceu a partida.
VOCÊ É GIGANTE, HUGO CALDERANO!
Em campanha história para o tênis de mesa brasileiro, ídolo é superado na semifinal de #Paris2024 e vai para a disputa do bronze para trazer medalha inédita para o nosso país
ESTAMOS COM VOCÊ, ÍDOLO! foto.twitter.com/k9VWSO2xnR
— CBTM (@CBTM_TM) 2 de agosto de 2024
Apesar da derrota, Calderano fez história ao alcançar a semifinal, o melhor resultado de um brasileiro no tênis de mesa olímpico. Antes, sua melhor campanha havia sido nas quartas de final em Tóquio, em 2021. Além disso, ele é o primeiro atleta fora da Ásia ou Europa a chegar nessa fase dos Jogos Olímpicos.
Se conquistar o bronze, Calderano se tornará o primeiro medalhista olímpico das Américas no tênis de mesa, juntando-se a um seleto grupo de não asiáticos que chegaram ao pódio olímpico. Apenas quatro países fora da Ásia já ganharam medalhas olímpicas na modalidade: Suécia, com um ouro (Jan-Ove Waldner em Barcelona-1992), uma prata e um bronze; Alemanha, com quatro pratas e cinco bronzes; França, com uma prata e um bronze; e a antiga Iugoslávia, com uma prata e um bronze.
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘817366702975485’,
cookie : true,
xfbml : true,
version : ‘v19.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)(0);
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));