Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam 8,1 toneladas de maconha e 45,1 toneladas de skank em um caminhão trator Man/Fox branco acoplado a um semirreboque SR/Randon de cor preta. A ação ocorreu na tarde da última segunda-feira (01), no município de Amambai.
O flagrante aconteceu quando militares realizavam patrulhamento ostensivo e preventivo pela rodovia MS-156, área rural do município, ao avistarem o caminhão em alta velocidade. Os policiais então deram a ordem de parada ao condutor que, no momento da abordagem, estava agitado e falando respostas desconexas.
Ao ser questionado, disse que foi contratado para pegar a carga de papelão em Ponta Porã e entregar o carregamento na cidade de Londrina (PR). Conforme informações, devido à dificuldade em detectar ilícitos, os policiais do DOF receberam suporte do scanner da Receita Federal em Mundo Novo.
No local, técnicos identificaram sinais suspeitos dentro da carga, e com a ajuda de uma empresa de reciclagem de Dourados especializada nesse tipo de material, foi descoberto fardos de maconha prensados entre os fardos de papelão.
A carga foi avaliada em R$17 milhões. O condutor foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e a ocorrência registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 250.451,5 kg de maconha foram apreendidos, entre 1º de janeiro e 2 de julho de 2024, em Mato Grosso do Sul.
Desse número, 19, 042 foram apreendidas em janeiro; 17.019 em fevereiro; 12.432 em março; 48.465 em abril; 97.235 em maio; 59.132 em junho e 587,518 em julho.
As drogas foram apreendidas pelas forças de segurança estaduais e federais.
***Colaborou Naiara Camargo
CORREIO DO ESTADO