Uma bebê com menos de 1 ano foi transferida com sucesso, na tarde deste domingo (18), de Miranda para uma UTI pediátrica em Três Lagoas, após apresentar complicações causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O transporte aéreo foi realizado em ação conjunta entre a Prefeitura de Miranda, a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Renato Albuquerque Filho e o Governo do Estado, que forneceu a aeronave.
A decisão de transferir a criança por via aérea foi motivada pelo agravamento do quadro clínico e pela superlotação das unidades hospitalares da região. Segundo a Secretaria de Saúde de Miranda, a paciente já está internada no leito especializado de UTI e não apresentou intercorrências no processo de transferência.
A secretária municipal de Saúde, Kellen Venciguer, informou que esta foi a segunda transferência aérea de bebê registrada neste período de alta incidência de doenças respiratórias. “Mesmo com a complexidade dos casos e o desafio de estrutura em todo o Estado, conseguimos estabilizar todos os pacientes e realizar as transferências com segurança. Nenhuma criança veio a óbito em nosso município”, destacou.
Conforme o boletim da semana epidemiológica 19/2025, Miranda notificou 69 casos de SRAG, sendo:
23 em menores de 1 ano
26 entre 1 e 9 anos
20 em maiores de 10 anos
7 crianças transferidas para internação fora do município (todas com menos de 1 ano)
Nenhum óbito infantil registrado